A vacinação contra a gripe sazonal numa empresa é de extrema importância para assegurar a proteção e a promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores, devendo ter como principal objetivo prevenir a transmissão do vírus influenza que poderá originar a gripe, com repercussões na saúde do trabalhador e/ou na sua capacidade de trabalho e, consequentemente, na produtividade e competitividade da empresa.

A vacinação contra a gripe sazonal aos trabalhadores diminui a possibilidade de estes contraírem e transmitirem o vírus a pessoas vulneráveis (idosos, doentes internados, grávidas, doentes crónicos) a quem prestam cuidados e/ou contactam. Esta vacina protege o trabalhador de contrair a gripe e, desta forma, diminui também o absentismo ao trabalho.

A Orientação nº 018/2017 de 26/09/2017 da DGS prevê que os Serviços de Saúde Ocupacional/Saúde e Segurança do Trabalho das empresas públicas e privadas são responsáveis pela vacinação dos trabalhadores contra a gripe sazonal, nas situações de risco acrescido de contrair e/ou transmitir a gripe, devendo os trabalhadores ser informados do mesmo.  

Contacte-nos através do 913 984 989 ou envie e-mail para: geral@clinae.pt

Categories : Notícias